Notícias:

Mantenha-se informado sobre o mercado e empreendimentos em Vespasiano, Lagoa Santa e região da Linha Verde.

Voltar ao índice

Morar Bem - Arquitetura Sustentável

Publicado em 27/03/2013 |

A necessidade cada vez maior de se preservarem os recursos naturais e de minimizar os impactos ambientais tem levado a sociedade a pensar em soluções sustentáveis em todos os segmentos.

 

Painéis solares

 

A Arquitetura Sustentável se compromete em difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem contudo, ser inviável economicamente.

No setor da construção civil, surgiram, para as edificações, conceitos de construções verdes que têm como principais vertentes a redução nos gastos de água e energia e o ciclo de vida dos materiais no que se refere à sua durabilidade, origem e destinação.

Para projetos arquitetônicos a serem ainda desenvolvidos, adota-se, atualmente, o conceito de casa ecológica em sua concepção, onde é inserido, dentro de um contexto de responsabilidade socioambiental, um design inteligente, tecnologias verdes, técnicas construtivas e materiais que diminuem significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais.

Para moradias já executadas, a responsabilidade socioambiental está em verificar a viabilidade de se realizar intervenções e adequações no sentido de torná-la o mais próximo possível de sua sustentabilidade.

Pequenas intervenções já causam fatores consideravelmente positivos na minimização de impactos causados ao meio-ambiente, como por exemplo:

  • Opte pelo uso do aquecimento solar de água;
  • Instale um sistema de recuperação / captação de água da chuva para alguns usos como irrigação de jardins;
  • Faça abertura de vãos (janelas) em paredes onde for possível essa intervenção e instale vidros transparentes para aproveitamento da luz natural;
  • Substitua paredes de alvenaria (não estruturais) por fechamentos em vidros transparentes, para se obter, da mesma maneira, maior aproveitamento da luz natural;
  • Use cores claras nas paredes, a fim de se evitar o uso de luz artificial nos ambientes;
  • Adote o uso de materiais que possuam selos de reciclagem, de reflorestamento e de baixo consumo de energia;
  • Substitua as válvulas de descarga de sanitários pelas chamadas “ecoflush”, em que há duas opções de acionamento – para um maior ou menor jato d’água;
  • Substitua as lâmpadas de maior consumo de energia (incandescentes), para as de menor consumo (fluorescentes, leds, entre outras);
  • Substitua as torneiras de mecanismo convencional pelas de ¼ de volta de acionamento, reduzindo-se assim, a vazão de água durante o uso;
  • Exerça o consumo consciente, ou seja, na compra de materiais, defina o que comprar de modo a minimizar esses impactos negativos ao meio-ambiente.

Naturalmente, esse mesmo conceito é adotado para os ambientes de trabalho e para os espaços comerciais e públicos.

Enfim, são muitas e significativas as medidas que podem ser adotadas em qualquer projeto, para se obter qualidade de vida e bem-estar, contribuindo para a preservação do NOSSO PLANETA - NOSSA VIDA - NOSSA CASA.


“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.”

“A terra tem o suficiente para todas as nossas necessidades, mas somente o necessário.”
Mahatma Gandhi

Regina Salomão Arquiteta

Regina Salomão Martins da Costa
Engenheira Civil e Arquiteta de Interiores
Contato: (31) 8445-5101  - resalomao@live.com

A Alsa Engenharia

Com 23 anos de mercado, a ALSA ENGENHARIA possui uma trajetória sólida, com larga experiência na concepção e execução de empreendimentos imobiliários e incorporações de sucesso, o que tem possibilitado o desenvolvimento de empreendimentos modernos, funcionais e com vista à sustentabilidade.

Conheça nossa empresa

Vespasiano e Região

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vespasiano tem sua história de desenvolvimento fortemente ligada ao crescimento da capital. A cidade tem centros de cultura, bibliotecas, museus e um rico patrimônio arquitetônico, além de estar próxima a municípios tidos como cartões postais do Estado.

Saiba mais

Receba novidades

Acompanhe as novidades sobre a Alsa, seus empreendimentos e o setor. Cadastre-se aqui: